sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Meu painel de madeira - DIY detalhado e elementos dispostos...

Olá pessoas!!!

Vim mostrar o painel que fiz de madeira inspirado em uma das milhares de idéias que o Pinterest oferece, onde me perco facilmente de tanto que amo esse site!!!
Lembrando que esse é post detalhado, de como foi feito, então é longo mesmo... se não tiver paciencia para ler, apenas veja as fotos e dê seu like!!! Se ler, gostar ou quiser deixar sua sugestão comente no final do post!!

Bom, começando pela foto idéia original/meu painel, é claro que dá para ver que ficaram diferentes, mas vários itens devem ser considerados, a começar pela perspectiva de IDÉIA... a intenção não era fazer igual, foi mesmo uma inspiração.


A cor eu qria que fosse mais parecida, mas não encontrei verniz no tom, além da cor da madeira original também influenciar no resultado final. Mas... vamos aos detalhes...

Além desse painel da foto acima, eu olhei vários outros no Pinterest e vi que era possível fazer de pallet!  Aliás, hoje se pode tudo com pallet! SÓ QUE NÃO!!! Vamos considerar o seguinte... O pallet virou um comércio.. vc não encontra mais "por aí" e quem vende, as vezes pede um absurdo pelo tipo de produto que é (assim como tudo que se pode reaproveitar e usar na decoração hoje em dia). Não é tarefa fácil trabalhar com o pallet.. desmontar as madeiras, cortar, lixar as rebarbas (porque pallet tem muiiiittassss) enfim... só o trabalho de deixar o material "pronto para o uso" ja cansa!
Então fomos (marido e eu) na Leroy Merlin (gente não é propaganda tá.. é que é muito chato quando os DIYs não informam onde conseguiram os materiais e temos que ficar loucos pesquisando onde encontrar para fazer!)
Na seção de madeiras, encontra-se de tudo... Opções para um painel são Ripas, Madeira rustica, prateleiras Ecologicas, guarnições, enfim... depende da criatividade e bolso de cada um... tem até mdf já imitando o painel para quem não quer trabalho...

foto que tirei no celular

Todos os itens que precisei comprei lá no mesmo dia, ok

Segue lista de materiais para painel de 1,50m X 0,80m

14 ou 15 ripas ou tiras de pallet (0,80m de comprimento ou maior por 10 a 12cm de largura) a espessura das ripas tinha 1cm e eram irregulares em alinhamento e tom de madeira.
3 ou 4 ripas de 5cm de largura x 1cm de espessura. A altura ideal é igual ou maior que o painel, mas no caso nao achamos então compramos de 1,20m e emendamos os pedaços...
Pregos sem cabeça menores de 20mm (sem quantidade específica.. melhor ter o pacote com uns 50 rsrs)
Martelo
Parafusos autoatarraxantes de 20mm (comprei pacote com 100un)
Parafusos + buchas de 6mm (usei 4)
Chave phillips ou parafusadeira
3 Lixas 220 para madeira
Verniz na cor desejada (eu sei menos de 1/2 lata de 900ml)
Água rás ou Thinner para limpar tudo...
Pincel de 1 polegada para madeira

Eu escolhi ripas, que eram mais parecidas com o pallet e são mais baratas por serem madeiras menos nobres. O tamanho escolhi a partir do que eu ja tinha estabelecido.. eu qria um painel de 80cm de largura por 1,50m ou 1,70m de altura. Achei ripas de 1m com larguras entre 10 e 12cm. As cores e regularidades da madeira eu variei, pois não qria uniformizar, para dar o efeito rustico-reaproveitado mesmo. Parecia uma louca na loja colocando as madeiras no chão para ver o efeito kkkkk - devia ter fotografado isso! Bom, o resultado foi esse abaixo:


Porém, eu sou péssima de memória e não fotografei exatamente o início do trabalho. Todas as ripas tinham a mesma medida, mas por conta do efeito de retalhos, eu recortei em tamanhos diferentes - mas que sempre formavam a largura de 80cm. Na foto, apenas as três últimas estão inteiras, o restante já está em posição.



E abaixo o resultado... 

Além das ripas grandes, compramos ripas estreitas para fazer o apoio do painel. Uma opção que encontrei no Pinterest seria fazer o painel direto na parede, perfurando cada parte de madeira na parede, mas preferimos fazer assim pois o "estrago" se quiser mudar de lugar é menor e também porque os elementos que serão colocados não pesam.

Como as ripas menores não davam a altura do painel, tive que fazer emendas.
Cuidado! Veja qual é o lado que vc quer como frente do painel e monte-o no avesso!


As ripas foram pregadas no avesso do painel com pregos sem cabeça (é o nome tá gente! rsrs). É preciso observar a espessura que ficará quando juntar a ripa do painel + a ripinha de apoio. No caso, os pregos tinham menos que 20mm para que não ultrapassassem o outro lado...
Além disso, cuidado ao posicionar e alinhar as ripinhas no painel, pois elas guiarão os parafusos que ficarão aparentes na frente do painel


Os pregos foram colocados em todas as ripas e quase na beirada de cada uma. 


Assim, tive apoio para virar o painel para parafusar a frente. Abaixo segue o painel semi pronto...


Antes de parafusar é hora de lixar as rebarbas! Por serem madeiras irregulares, as rebarbas existem, bem menos que o pallet, mas é importante lixar para uniformizar o painel e evitar farpas.
Eu usei lixadeira e lixa 220 para madeira, mas é possível fazer manualmente.


Quase não é possível ver, mas o painel ficou mais claro.


Hora de parafusar! Cuidado para marcar todo o painel na mesma direção das ripas colocadas atrás!!! 
Eu fiz pequenas marcações com régua e lápis antes de começar a furar... 
Graças ao artesanato, eu tenho várias ferramentas para auxiliar e agilizar o trabalho, mas tudo é possível de fazer manualmente.


Eu usei parafusos de 20mm autoatarraxante que possuem ponta e como a madeira não é dura, não precisou furar antes.

video

Abaixo o alinhamento dos parafusos...


Painel pronto! Agora é só finalizar!!!


Eu (sim, não repare! kkk) e minha obra-prima! No total, ela ficou com 1,45m X 0,80m


Hora de envernizar... Usei verniz stein (marca Sayerlack - Polisten acetinado) que é para decks e madeiramentos externos... mas não por isso tá.. eu gostei da cor e precisava de uma lata pequena mesmo... mas esse tipo de verniz protege por mais tempo a madeira. Simplesmente usei pincel para madeira (pode usar rolo tb, mas o efeito da madeira muda!) e o verniz... essa chave é só para abrir a lata kkk.


Não esqueça de forrar tudo proximo para evitar lambança já que o verniz é a base de solvente! Aliás, não se esqueça de comprar Agua Raz ou Thinner para limpar os respingos, pincel e mãos!!


A cor escolhida foi Castanheira, que deveria ser mais puxada para o marrom... mas até que gostei do efeito.


Painel (abaixo) com 1 demão de verniz... o intervalo para a 2ª demão é de 4 horas.


Painel (abaixo) com duas demãos de verniz... A foto foi logo depois de pintar, então estava úmido ainda... não ficou brilho excessivo, o verniz é acetinado, ou seja, é um brilho leve.


Depois de seco, deitado, fiz um teste dos elementos que eu qria colocar para ver como ficava e para furar, pregar, colar o que precisasse.


A primeira (acima) não tinha as prateleiras e a segunda (abaixo) tinha... em ambas, o coração de madeira não ficou bom, então foi excluído depois. Outros elementos tiveram modificações... 


Bem, as prateleiras é uma história breve. Eu queria as prateleiras iguais da idéia original e achei na C&C mas não tinha disponível no tamanho que eu qria (30cm), existe, mas não tinha no momento. Então improvisei e fiz as prateleiras com os recortes de madeira que sobraram...  Depois de posicionadas eu as coloquei com peças L de metal que são usadas dentro de gavetas para reforço. Existem de vários tamanhos, então escolhi grandes para dar aguentar o peso dos objetos nas prateleiras... a idéia era deixar aparente mesmo...


Em seguida, pregamos na parede. Nas 4 pontas do painel, substituímos os parafusos de 2mm por parafusos de 6mm. A parede foi furada com furadeira, broca 6mm e buchas 6mm.



E apressada que sou já coloquei logo algumas coisas... 


Aqui o painel finalizado... As fotos foram tiradas a noite, então o flash dá brilho, mas não ficou brilho excessivo! A minha sala e cozinha são integradas, separadas por um balcão, então onde coloquei o painel destaca bastante, como eu adoro vermelho e tenho essa cor em muitas coisas nos dois ambientes, meu painel não podia fugir muito. Usei objetos que foram usados no nosso casamento, que ganhamos e que tinham significado mas por falta de onde colocar estavam guardados... Agora eles tem sua vitrine :D


Em detalhe são: Fotos do nosso casamento... 


Os noivinhos com um quadrinho que ganhamos de uma amiga e que se encaixou perfeitamente no contexto!


Esse recorte em mdf fofo para foto (6x5cm) que achei numa loja de artesanato em Campinas.


Dois quadrinhos que achei na C&C e que qdo cheguei em casa percebi que eram magnéticos! hahahaha mas tinha escolhido coloca-los no painel, mas logo volto comprar uns para a geladeira! 


Noivos em gesso que pintei (pátina) e coloquei na decoração do casamento. Esse Divino de madeira pátina eu comprei em Aparecida do Norte, mas tinha me apaixonado por ele em Ilhabela na lua de mel... Na epoca não achei para comprar, mas achei em Aparecida... era pra ser...


A vela do casamento e os pombinhos de ceramica... Essa vela é um símbolo, já que não casamos na igreja, ela foi usada para selar nosso compromisso e todos os anos para o resto de nossas vidas (ou da vida da vela rsrs) ela será acesa no nosso aniversário... esse ano ela já foi acesa novamente..


A plaquinha LOVE acima e Regras da Familia também foram em loja de artesanato. 


É isso gente, espero que tenham gostado do meu hiper detalhado passo a passo. Vale a pena fazer, é gostoso. Ter a sensação "eu que fiz" é demais e nada, painel caro e perfeito nenhum paga.
Super beijo e nos vemos em breve! :)

Quem quiser me segue no Pinterest, clicando aqui!




Um comentário:

  1. Pena que ao usar o Stain a cor mudou bastante. Gosto muito da cor da madeira assim que lixamos, é mais clara... Parabéns. Tenho feito alguns trabalhinhos como esse mas usando madeira de pallet.
    Mas tenho usado uma plaina para preparar a madeira e depois faço a lixação...fica lindo.

    ResponderExcluir