segunda-feira, 25 de abril de 2016

DIY - Prateleira LOVE e dicas

Olá pessoas!!! Faz tempo que não apareço por aqui... estou com várias coisinhas pendentes para mostrar... mas as vezes na correria fica dificil atualizar tudo!!

Bem, vamos ao que interessa... Fazer encomendas é legal! Mas cansa tb!! rsrsrs chega uma hora que vc quer continuar FAZENDO as coisas, mas coisas diferentes! Então resolvi colocar mais um DIY em prática.

Há pouco tempo - cerca de pouco mais de um mês, eu conheci o canal da Maddu Magalhães... e apaixonei... tudo lá é faça você mesmo... aí de tanto vasculhar achei outro canal, o da Karla Amadori (Diycore) e fiquei ainda mais apaixonada... Ambos são excelentes canais... mas diferentes... quer ver suas coisinhas renovadas, reformar o que já tem, fazer objetos divertidos e diferentes etc, o canal da Maddu é excelente, quer inovar, criar, construir, colocar a mão na massa? o canal da Karla é o melhor...

Foto da Karla Amadori

Enfim.. eu já tinha visto a idéia no "Santo" Pinterest hahahaha mas não tão explicadinho quanto o PAP da Karla (clique aqui para o vídeo) e brincando, falei pro marido, vamos fazer no feriado? e ele respondeu que sim, então, fomos atras do material...

 Mas eu não tive como correr atrás antes e no dia, como era feriado, as madeireiras estavam fechadas, então apelamos para a Leroy Merlin... lá tem tudo, mas nem sempre o que vc procura... por exemplo, eles tem ripas de pinus, mas são ruins para fazer prateleira (usei para o painel rustico - clique aqui) porque quase sempre estão com uma leve envergação e isso atrapalha, então compramos prateleiras de eucalipto mesmo...

O problema 1: Eucalipto é duro! Ou seja, eu sabia que teria alguma dificuldade porque nao tenho estrutura exata para essa madeira! - será mais facil de entender mais pra frente.

Problema 2: O tamanho e o preço! Como era prateleira pronta, eu não tinha muita opção de tamanho e somando as medidas que precisava para fazer a prateleira LOVE, compramos duas peças, uma de 1,20m e uma de 2m de comprimento, ambas com 2,2cm de espessura e 15cm de largura.
Abaixo segue a foto do "rotulo" da madeira... E o preço... apesar de não ser uma prateleira cara (em comparação com as prateleiras comuns) ficou bem mais cara (cerca de 70 reais) do que se fosse pinus em Madeireira... mas ainda assim compensa!



Com as madeiras prontas no meu cantinho criativo de pintura e marcenaria kkkkkkk, risquei as medidas necessárias e bora cortar.... P.S.: Impossível usar serrinha para eucalipto.. é muito duro e demoraria horrores... então vamos na tico tico mesmo!!!


E voilá!!! Madeiras prontinhas iguaizinhas as do vídeo da Karla!!!!


Essa é a sobra das prateleiras... no fim foi útil pq eu estraguei 2 peças (a pessoa sabe cortar reto que é uma beleza!!) kkk e tive que refazer... se tivesse comprado a medida exata faltaria... (a menos que comprasse cortada já rsrsrs)


Proximo passo foi lixar... eu tenho lixadeira - o que ajuda muito, mas poderia ser na mão mesmo... usei lixa 100 que é mais grossa que a usada para mdf. 




Agora veio a encrenca... duas peças deveriam ser chanfradas dos dois lados, ou seja,  4 cortes em diagonal... como a Karla ensinou fiz as marcações bonitinho... mas foi o Ó pra cortar... pior parte de todas... nem dá vontade de fazer outra só por esse trabalho kkkk




No início eu falei da falta de estrutura para eucalipto, era por isso... minha bancada é instavel (pq não é bemm uma bancada rsrsrs), eu nao tenho um apoio de madeira forte para fixar e minha serra foi inútil (acho que a serrinha tava gasta demais já), eu e meu marido tentamos cortar na tico tico e com muito, mas muuuuuito esforço,  conseguimos...

Não ficou 100% mas deu pro gasto! E por falar em gasto... olha a prova da dificuldade com a tico tico... deixamos várias marquinhas kkkk - mas o legal é que como eu não sou profissional e minha idéia não é vender, tô nem aí para os defeitinhos kkkk o importante é o EU QUE FIZ kkkkk


Depois de tentar tirar as imperfeições do chanfro ao maximo na lixadeira (usei lixa 80 que mais grossa ainda) estava com tudo pronto agora é só montar... Meu marido ia me ajudar, mas eu teria que esperar mais um dia, então como sou só um pouquinho ansiosa, resolvi fazer sozinha... no geral deu certo! kkkk

 

O passo a passo da Karla é perfeito, vc não se perde em momento algum! Eu esqueci de fotografar, mas usei furadeira para guiar e parafusadeira para fixar os parafusos.. usei cerca de 25 parafusos de 35mm x 40mm e 2 de 35mm por 60mm (para o V)

 

E como não dava pra fotografar e fazer ao mesmo tempo... eu só fiz :) e o resultado foi esse!

 

E para finalizar, coloquei os ganchos para pendurar na parede. A Karla sugeriu um igual, só que menor, mas eu achei mais seguro esse grande porque o eucalipto (novamente) pesa mais que pinus e quando colocar objetos então... melhor garantir... P.S.: olha meu chanfrado reto perfeito!!! Só que não! kkkkk

 


Eu usei esses suportes, que comprei na Leroy também e paguei cerca de 8 reais (vem 4 unidades e usei 2) e já vem com os preguinhos


Eu e minha obra prima!! (A cara é de quem não se arrumou pra foto mesmo... rssrsrs)


E de acabamento eu envernizei com vernizes externos de deck... eu tinha o Castanheira que usei no Painel mas como era escuro, misturei com o incolor para não ficar totalmente claro...

 

A Karla ainda pinta as bordas da prateleiras.. eu tb vou pintar, mas considerando que não tenho certeza de onde colocar ainda não fiz. Eu qria colocar na sala e iria pintar de vermelho vivo para combinar com o que ja tem, mas tenho essa estante colmeia (eu tirei a foto no celular para ver o local se ficava bom, lógico que ficará mais alta ne) mas estou pensando ainda se não ficará muita informação, então mais pra frente colocou o resultado final total da prateleira... 


É isso, espero que tenham gostado de mais um passo a passo que eu fiz pra mim e amei... e para mostrar que todo mundo - com paciencia e algumas ferramentas - consegue fazer! Vale a pena ter a sensação do "eu que fiz" 

Até breve!!! :)

Quem quiser me segue no Pinterest, clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário